Prédio saudável, moradores seguros

Cuidar da manutenção do edifício, em todos os aspectos, deve ser uma das principais metas de síndicos e administradores.

Em tempos de crise, é preciso apertar os gastos e estabelecer prioridades. Agir com cautela é fundamental em todos os segmentos da economia. E os condomínios não ficam de fora. Por isso, ao pensar em manutenção predial, síndicos e/ou administradores, em conjunto com a assembleia, devem analisar bem a necessidade da obra, pesquisar preços, planejar e ouvir especialistas em manutenção predial. Afinal, um edifício bem cuidado, em especial as fachadas, além de oferece segurança aos seus moradores, empregados e visitantes, valoriza o patrimônio dos moradores.

Para a Manu Quality Engenharia, especializada em reformas estruturais e de fachadas prediais, é imprescindível que se dê mais atenção aos elementos que sustentam a edificação. Pilares (elementos verticais) e vigas (elementos horizontais) são os mais importantes, já, que deles, depende a estabilidade da construção.

As lajes também não ficam de fora. Alertamos: “O síndico precisa estar atento ao aparecimento de rachaduras e manchas castanho-avermelhadas”. Vale lembrar, que o tempo de vida útil do aço e do concreto armado vai depender do estado de conservação dos mesmos.

Observação constante é fundamental! O conserto de um pilar, que pode ter até 600 toneladas de carga, custa, em média, R$ 50 mil. E haja cota extra!

Segundo os especialistas da Manu Quality Engenharia, os principais causadores de danos nas fachadas das edificações são:  

  • a utilização de materiais de baixa qualidade

  • a poluição

  • a maresia

  • as infiltrações nos acoplamentos dos revestimentos

Os itens listados acima contribuem para o processo de oxidação do aço. O aço, quando expandido, estoura o concreto e gera as rachaduras nocivas, vindo a expulsar todos os revestimentos de cobrimento. Os primeiros sinais de corrosão são o aparecimento de trincas.

Ao contratar uma empresa especializada, além das dicas dadas na matéria “CUIDADOS NECESSÁRIOS NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS”, é importante observar se ela está devidamente registrada no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RJ), se possui alvará de funcionamento e CNPJ. Os profissionais envolvidos também precisam ser qualificados e possuir larga experiência nesse segmento.

By | 2017-08-06T11:19:51+00:00 dezembro 7th, 2015|Dicas|